Técnica de pintura amadeirada pode ser realizada por qualquer pessoa.
Tinta com o mesmo efeito do material pode ser usada em vários ambientes.
A madeira é um dos materiais mais versáteis utilizados nas construções desde a pré-história. Há registros do uso do material como vigas de sustentação em cavernas. A partir da idade média, a madeira passou a dar lugar a novas matérias-primas, mas o seu uso não foi extinto totalmente. Nos dias atuais, esse material é utilizado nas construções de diversas formas, tanto como base estrutural ou servindo apenas como ornamento.
Resistente, bonita e com ar de aconchego, ela aquece os ambientes. A madeira está presente em pisos, portas, janelas, móveis e principalmente nas paredes”, diz a designer de interiores de Sorocaba (SP), Allana Bacci.

(Foto: Arquivo pessoal)
Pensando no meio ambiente e na durabilidade, foram desenvolvidos outros materiais que imitam esteticamente a madeira, cerâmicas, porcelanatos e até mesmo pinturas.
“Um dos materiais preferidos quando o assunto é decoração é, com certeza, a madeira. Uma alternativa para quem quer renovar o espaço de forma simples e rápida é a pintura especial com aparência amadeirada”, sugere a profissional.
A pintura amadeirada é tão versátil quanto a madeira e pode ser utilizada em diversos ambientes. “Ela pode ser aplicada nas paredes da sala, lavabo, área gourmet. Existem diversas cores desde o rosa até o verde, porém, se você está pensando em mudar seu espaço por conta própria, a dica é apostar em madeiras de tons marrons. É só se atentar para as cores e ter bom senso”, orienta a designer.
Faça você mesmo
A designer de interiores montou o passo a passo da técnica para quem pretende fazer em casa. Confira: