Casa e acabamento: almofadas são as peças coringa na decoração

Elas podem ser de vários tamanhos, tecidos, estilos. E são capazes de transformar um ambiente. Seja para uso apenas decorativo ou funcional, as almofadas parecem ser aqueles itens que dão o toque final a qualquer cômodo. E a design de interiores Allana Bacci confirma que é isso mesmo. “Elas podem ser utilizadas para decorar e também para conforto, como apoio das costas. Basta trocar as cores das almofadas para transformar um ambiente, com custo bem acessível. Elas são um coringa”, observa.

Allana conta que o segredo para ter um resultado aconchegante e bonito esteticamente, na hora de decorar com almofadas, é o equilíbrio. Se a ideia é caprichar nas cores e formatos diferentes, tudo o que está em volta — sofás ou poltronas, paredes, tapetes, etc — deve ter tons mais neutros. E o contrário também vale. Quando há uma parede de cor muito intensa ou com muitos objetos pendurados — enfeites, quadros –, a dica é apostar nas almofadas em tons mais próximos ao do móvel onde serão apoiadas.

A designer de interiores destacou um projeto, executado por ela recentemente, que mostra bem o quanto o objeto decorativo pode transformar um ambiente. Trata-se de uma sala de leitura, numa varanda fechada, que recebeu um confortável futton. Como a ideia, desde o início, já era trabalhar com muita cor nas almofadas, o móvel foi escolhido em tom pastel neutro. No cômodo, as cores só voltam a aparecer num aparador, unicamente amarelo, e nos vasinhos na parede. “Ficou um ambiente bem alegre, que mostra que quando a pessoa não quer ousar nas cores de móveis e paredes, pode ousar nas almofadas, que são bem mais fáceis de serem trocadas”, diz. Hoje em dia, no mercado, há almofadas de vários preços, inclusive bem acessíveis. “Para quem quer mudar as almofadas que já tem, uma ideia é colocar uma capa por cima. Às vezes a pessoa tem em casa um tecido sobrando e basta pedir para uma costureira fazer a capa”, indica Allana.

Equilíbrio

Num outro ambiente, da mesma residência, Allana Bacci mostra como, ainda que em tons mais neutros, as almofadas podem dar um toque especial. Na sala de estar, que possui uma das paredes pintadas em cor vinho, mais forte (na foto essa parede não aparece), a opção foi por colocar almofadas de cores mais próximas às do sofá. “Como a parede já é colorida, não dava para colorir muito nas almofadas. Mas mesmo assim usamos um tom de marrom mais escuro, broches brilhantes e cetim.”

A designer conta que, além das salas de estar, de televisão ou leitura, as almofadas também podem ganhar espaços em outros ambientes da casa. “Dá para colocá-las no quarto, em cima da cama, e até num escritório, colocando uma em cada poltrona ou cadeira, por exemplo.”

Para Allana, a concepção de que “o menos é mais” também deve ser aplicada na hora de usar esse objeto na decoração. “Também é legal pensar quanto tempo se vai passar no ambiente. Num escritório, por exemplo, onde se fica por muitas horas durante o dia, talvez almofadas muito coloridas possam se tornar cansativas”, afirma.

Já numa sala de estar — primeiro cômodo que as pessoas vão visualizar ao entrar numa residência — podem ser chamativas demais. O segredo, considera a design de interiores, é “brincar com o bom senso.”

Também vale a pena prestar atenção na quantidade. Não dá para exagerar tanto e é preciso deixar espaço para que as pessoas consigam se sentar, no caso dos sofás, por exemplo. “Já numa sala de televisão, as almofadas serão usadas como apoio e até travesseiro”, finaliza Allana.

Compartilhar:

Pesquisas por palavra chave

Mais Postagens

Lançamento Deccora Aromas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec semper, diam id ullamcorper finibus, mi augue posuere felis, vitae congue est sapien ac urna. Pellentesque

Lançamento Deccora Signature

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec semper, diam id ullamcorper finibus, mi augue posuere felis, vitae congue est sapien ac urna. Pellentesque